Vitamina B12 - Quais são os cuidados na reposição?

  por Rafael Teles - Nutricionista em formação








"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, né? Rs!

Hoje vamos falar sobre a vitamina B12. Espero que gostem!

Vamos pra cima. Vem comigo!"









A vitamina B12 é muito importante para a formação das células do sangue, ou seja, a deficiência grave pode levar à anemia. É essencial também para a saúde do sistema nervoso, pois participa de vários processos metabólicos em que a falta dessa vitamina ocasiona alguns problemas, como falta de memória, irritabilidade, dormência nas pernas, etc.



Quando falamos na saúde do sistema nervoso, não só a B12 atua, mas outras vitaminas, como a B6 e o ácido fólico (vitamina B9). Já quando falamos da produção de células do sangue, também é necessário outros nutrientes, como o ferro.



Portanto, para a formação das células do sangue, ou seja, para esse metabolismo acontecer necessitamos do Ferro, da vitamina B6, B9 e B12. Muitas vezes nos exames de sangue, o indivíduo só se preocupa com a vitamina B12 e esquece dos outros.



Quando algum desses nutrientes está faltando, a velocidade de formação dos outros também ficará mais lenta e nosso corpo passa a não utilizá-los da maneira adequada.



O que acaba acontecendo é uma análise da falta de vitamina B12 isoladamente, e por consequência, uma reposição agressiva somente desse nutriente. Quando isso acontece, a B12 irá subir muito rapidamente e, consequentemente, os outros, como Ferro, B6 e B9 irão cair também de forma agressiva. É comum que o indivíduo fique pior do que ele já estava.



Portanto, tanto a avaliação, como a reposição devem ser feitas de forma conjunta. A reposição deve levar em conta:



1. Necessidade de FERRO E ÁCIDO FÓLICO


2. Não deve ser feita de forma isolada e agressiva


3. Não deve ser feita sem uma orientação e acompanhamento



A absorção da vitamina B12 varia muito com a idade (quanto mais velho, mais difícil será a absorção).Além disso, a presença de comorbidades e a quantidade ingerida/utilizada também afetam a absorção. Por tudo isso, deve-se acompanhar e dosar com frequência.



OBS: não é só os indivíduos veganos e vegetarianos que precisam se preocupar com a vitamina B12, ok? A quantidade e a dosagem devem ser analisadas e prescritas de forma individual.

Gostou? Compartilhe!!

Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra? 
Só usar o meu cupom:


Rafateles


Clique aqui e aproveite!

*válido em compras acima de R$100,00



Postar um comentário

0 Comentários