Refeição livre - como melhorar?

 por Rafael Teles - Nutricionista em formação






" Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, né? Rs!

Hoje vamos falar sobre refeição livre. Espero que gostem!

Vamos pra cima. Vem comigo!"




Em relação às refeições livres, a primeira coisa que temos que ter em mente é que devemos ter equilíbrio e que, a depender da situação, elas podem ser extremamente importantes para as questões fisiológicas,psicológicas e para a sua adesão ao planejamento a longo prazo.


Porém, temos que saber em qual momento inseri-las e como consumi-las. Por isso, separei algumas dicas para vocês:



1. MANTENHA O PLANEJAMENTO


Lembre-se que é uma refeição livre e não um dia livre. Temos que manter o planejamento e não mudar a rotina de refeições, principalmente, quando o fim de semana chega. Não mude os seus hábitos, se alimente corretamente, se preocupe com os horários e quantidades. Até a sua refeição livre deve ser planejada!


É muito comum o indivíduo seguir a dieta até o sábado no almoço e,depois, começar a se alimentar de forma ruim até a segunda-feira.


Temos que ter em mente que o nosso corpo funciona como uma máquina, 24 horas por dia, e que, se houver mudanças alimentares drásticas por 1 ou 2 dias, ele vai sentir.



2. AJUSTE DE CALORIAS


É lógico que 1 dia ou outro consumindo mais calorias não vai fazer você engordar, porém, isso não pode ser uma regra e por isso é interessante fazer os ajustes necessários na sua dieta.

Fazer um controle de calorias é super válido, especialmente se você sabe que irá consumir um pouco mais de comida em um determinado horário ou ocasião. Um evento, por exemplo!

Caso você não se exercite nesses dias, procure reduzir a ingestão calórica, em cerca de 200 ou 300 kcal, para que você consiga realizar uma refeição livre sem aquele excesso de calorias no fim do dia.


É importante lembrar que não é para ficar sem comer ou fazer vários jejuns, ok? É só fazer ajustes e tentar seguir ao máximo o planejamento!



3. DEIXE PARA O FIM DE SEMANA


Não é interessante ficar mudando muito a rotina durante a semana, pois devemos ter uma rotina estabelecida. Além disso, normalmente, de segunda à sexta, conseguimos seguir com mais facilidade o protocolo.


Quanto mais você consegue seguir a rotina, mais fica fácil e, ao mesmo tempo, prazeroso.


No fim de semana, irão existir situações em que você ficará com vontade de “furar"a dieta. Então, deixe essas refeições para este momento. Essa pode ser uma estratégia bastante inteligente, pois você já reduz os erros.



4. SEM CULPA


Tenha consciência de que não será uma refeição livre que irá acabar com os seus resultados, inclusive, em algumas situações, ela pode ser boa do ponto de vista fisiológico.


Tenha em mente que o equilíbrio é tudo. Você não precisa consumir um buffet inteiro na refeição livre, mas, ao mesmo tempo, você precisa aproveitar o momento, sem se culpar.


O ato de comer vai muito além de calorias e de um físico bonito. Alimentação é prazer, socialização, lembranças e boas memórias.

Gostou? Compartilhe!!

Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra? 
Só usar o meu cupom:


Rafateles


Clique aqui e aproveite!

*válido em compras acima de R$100,00

Postar um comentário

0 Comentários