por Rafael Teles - Nutricionista em formação
Quando pensamos em um emagrecimento adequado, independente do excesso de peso, nós precisamos, desde o início, estimular a síntese proteica por meio de uma alimentação que não seja muito restrita em calorias e que tenha o aporte adequado de proteínas. Isso evita o catabolismo muscular.
Além disso, precisamos do estímulo mecânico, ou seja, da prática de exercícios físicos.
É aí onde a musculação tem um papel bem interessante na síntese proteica.
Mas quando o indivíduo já teve uma perda de peso muito grande, porém de forma inadequada, com excesso de flacidez, falta de massa muscular e com saúde prejudicada… o que deve ser feito?
O trabalho para tonificar a musculatura exige um tempo . Não só para que você ganhe músculos, como também para que você aprenda a realizá-lo. Então, quando o indivíduo inicia o processo da maneira correta e quando já estiver com uma quantidade menor de gordura, ele estará muito mais apto para ativação dos sistemas neuromotores e, por isso, conseguirá realizar treinos mais efetivos.
Partindo desse ponto, se o indivíduo emagreceu a base de remédios, de restrição alimentar e somente com atividade aeróbica, esse tempo de aprendizado será perdido.
Portanto, nesses casos, é necessário todo um ajuste calórico. Mas, mais importante ainda, é proporcionar um estímulo adequado para a musculatura através do treinamento resistido para que aconteça a hipertrofia.
A nutrição deve estar muito alinhada com o treinamento. É necessário deixar de lado dietas restritivas e uso exclusivo de medicamentos. A suplementação de proteína em ocasiões pertinentes, introdução da creatina e até mesmo complementos de pré treino para treinos com um melhor rendimento podem ser interessantes.
Esse trabalho é um pouco mais demorado e a longo prazo, pois precisamos recuperar todo esse processo que foi feito da maneira errada. Temos sempre que ter em mente que perder 1kg de gordura pode ser fácil e viável, porém ganhar 1kg de massa muscular é um pouco mais complicado.
Pode parecer bem distante os resultados no começo, pois, realmente, é um trabalho de formiguinha e você não irá se deparar com 2-3kg a menos na balança toda semana, mas, tenha paciência, pois você estará fazendo da maneira correta e, no final, verá que economizou tempo.
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários