Como potencializar a síntese proteica?

  por Rafael Teles - Nutricionista em formação










A síntese proteica muscular é um processo complexo e fundamental, pois consiste na capacidade do músculo de captar aminoácidos para promover a manutenção e/ou o crescimento das células musculares. A regulação desse processo recebeu atenção significativa ao longo das últimas décadas por conta da sua importância no envelhecimento, processos patológicos e hipertrofia muscular.

O nosso corpo está em constante estado de síntese e degradação proteica e, para que a hipertrofia muscular ocorra, a síntese proteica deve ser maior que a degradação proteica. Podemos imaginar, por exemplo, uma linha em que a curva de subida deve ser maior que a de descida, assim, mais anabolismo do que catabolismo. Conseguiram visualizar?

Vários fatores irão influenciar esse processo, mas os pontos principais são: estímulo mecânico (treino de força) aliado à dieta com adequado aporte proteico. Não existe segredo e o mais importante de tudo para a hipertrofia muscular é o treino, aliado a dieta e descanso.



Temos que destacar que a síntese proteica não é a mesma coisa que hipertrofia muscular, porém, é fundamental para que ocorra este processo.



Mas então, como posso potencializar essa síntese proteica?



1. QUANTIDADE DE PROTEÍNA


Ingestão diária de proteína variando entre 1,4-2,2g por kg de peso corporal.



Exemplo: Indivíduo de 80kg consumindo 2,0g de proteína por quilo, estará consumindo diariamente 160g de proteína.⠀



2. FONTES DE PROTEÍNA⠀


Combinação de fontes animais com vegetais para que tenha os chamados AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS que são imprescindíveis.



As proteínas animais e o whey protein possuem todos aminoácidos essenciais. E as proteínas vegetais são necessárias em maior quantidade e variedade para alcançar o fornecimento de todos os aminoácidos essenciais.⠀



3. DISTRIBUIÇÃO DE PROTEÍNA⠀


É importante fracionar o consumo de proteínas ao longo do dia para manter o estímulo à síntese proteica. Em média 25g de proteína por refeição, dependendo da INDIVIDUALIDADE!



4. INGESTÃO PROTEICA ANTES DE DORMIR - PRÉ SLEEP PROTEIN


Estudos mostram que a ingestão proteica antes do sono é eficaz no aumento do estímulo à síntese proteica durante o período noturno.

 

Gostou? Compartilhe!!

Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra? 
Só usar o meu cupom:


Rafateles


Clique aqui e aproveite!

*válido em compras acima de R$100,00

 



REFERÊNCIAS



CHURCHWARD, T.A. et al. Nutritional regulation of muscle protein synthesis with resistance exercise: strategies to enhance anabolism. Nutrition & Metabolism. 9, p. 40, 2012.



DRUMMOND, M.J. et al. Nutritional and contractile regulation of human skeletal muscle protein synthesis and mTORC1 signaling. J Appl Physiol. 106, p. 1374-1384, 2009.



MATTHEWS, D.E. Proteins and amino acids. In: Shils, M.E. et al. Modern Nutrition and Health and Disease. 9 ed. Baltimore, MD: Williams & Wilkins, 1999, p. 11-48.


Postar um comentário

0 Comentários