por Rafael Teles - Nutricionista em formação
" Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, né? Rs!
Hoje vamos falar sobre emagrecimento. Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo!"
É super normal começar uma dieta para emagrecimento, obter resultados satisfatórios logo no início do processo e depois estagnar. Isso já aconteceu com você?
A estagnação acontece porque o seu corpo passa por processos metabólicos que fazem com que você se adapte ao longo do tempo com qualquer situação alimentar. Essa adaptação metabólica significa que a energia que o seu organismo necessita, agora, após a dieta, não é igual àquela que o seu corpo necessitava antes da dieta. O fato é que, depois da adaptação, a energia requerida pelo seu corpo diminui!
Tudo isso acontece por alguns motivos. Dentre eles, destaca-se a famosa DIETA RESTRITIVA, pois é como se o seu metabolismo fosse caindo ao longo do tempo, uma vez que o seu corpo entende que você não precisa mais daquele “tanto" de energia que era consumido antes da dieta. Consequentemente, o organismo vai se adaptando, como forma de proteção e de sobrevivência. A realidade é que o seu metabolismo desacelera! Inclusive, a depender do período e do déficit calórico, você pode entrar em um processo de termogênese adaptativa grave.
Temos também outros motivos mais simples, como aquele descuido na alimentação durante o fim de semana. O que ocorre é que o indivíduo mantém uma alimentação saudável de segunda à sexta, mas "chuta o balde" no fim de semana e , sem perceber, joga todo o resultado fora, ficando estagnado. Pode acontecer também de você ter ficado menos ativo(a) e não ter percebido ou ainda, você pode estar fazendo um treino “meia boca” (sem rendimento). Pode também estar beliscando muito durante o dia. Além desses, tantos outros fatores contribuem para estagnação, como as alterações hormonais.
Por isso, separei algumas dicas para te ajudar:
1. 1. SEM DIETAS RESTRITIVAS
Como já mencionei anteriormente, esse é o principal causador da estagnação, já que dietas restritivas desaceleram o seu metabolismo. Você não quer isso, não é mesmo?!
2. MUDE ALGO! TENTE ALGUM ESTÍMULO NOVO!
Mude ou tente consertar a sua rotina, a sua alimentação, faça outro tipo de exercício ou mude o estímulo do seu treino. Tente ainda dormir melhor e beber mais água…
3. REVEJA SEUS HÁBITOS
Às vezes, você estagnou porque não tá seguindo à risca o protocolo como antes. Seja realista com você mesmo!
4. AUMENTE AS SUAS CALORIAS
Vamos dar um "sustinho" no seu organismo?
Esse é um dos fatores mais importantes para sair dessa estagnação. Faça aumentos leves nas calorias e observe. Vai que você aumenta e, a partir daí, começar a ter resultados de novo.
Significa que você está precisando recuperar certa condição metabólica.
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários