Dieta restritiva funciona?

  por Rafael Teles - Nutricionista em formação







"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).



Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, né? Rs!

Hoje vamos falar sobre dieta restritiva. Espero que gostem!

Vamos pra cima. Vem comigo!"




Muitas pessoas, quando iniciam o processo de emagrecimento, tendem a se restringir de TUDO. Ou seja, elas param de comer o que gostam e o que já faz parte dos seus hábitos diários. Mas será que essa é a melhor estratégia, tendo em vista resultados a longo prazo?


De fato, será necessário que você reduza o consumo de alguns tipos de alimentos ou calorias, porém esse não pode ser um processo muito agressivo e repentino.



Porque, quando mantemos uma dieta muito restritiva, o nosso organismo, como forma de proteção, tende, sempre, ao equilíbrio. Sendo assim, o nosso corpo se adequa, com o passar do tempo, àquilo que está sendo ingerido, principalmente, em relação à quantidade energética consumida.

E sabe qual a consequência disso? O seu metabolismo desacelera e, a cada dia, você irá sentir mais dificuldade para emagrecer. Se, ainda assim, a dieta restritiva for mantida, possivelmente, você acabará entrando em um processo chamado termogênese adaptativa, o qual leva mais tempo para ser revertido.



Então, hipoteticamente, se para o seu emagrecimento era necessário, por exemplo, um consumo diário de 1500kcal, com a dieta restritiva e a consequente desaceleração do metabolismo, esse valor passaria para 1300kcal de consumo diário, por exemplo. Assim ficaria mais difícil emagrecer, concorda?



Sem falar, é claro, da falta de adesão em uma dieta como essa, não é mesmo? NINGUÉM consegue viver em restrição! Com a retirada completa de vários alimentos de uma vez, episódios de compulsão alimentar serão cada vez mais frequentes. Por isso, a mudança de paladar, de hábitos e de estilo de vida levam um certo tempo para se consolidarem. Mas está tudo bem, já que tudo isso deve acontecer de forma gradual.

E o que mais pode acontecer se eu mantiver uma dieta restritiva?



1.EFEITO SANFONA

Você, provavelmente, irá recuperar todo o peso perdido ou até mais um pouco dele em um curto período de tempo. Quando você sair um pouco dessa dieta limitada, você vai se descontrolar e, consequentemente, comerá compulsivamente.



2.RENDIMENTO NOS TREINOS

Nós precisamos de calorias e nutrientes para que possamos ter uma boa performance nos treinos. Então, com essa restrição, o seu rendimento, nas atividades físicas, despenca. Lembre-se, um bom treino é fator chave para o emagrecimento.



3.PERDA DE MASSA MUSCULAR

FATO! Dietas restritivas não contém nutrientes para a preservação ou para o ganho de massa muscular.



4.FOME

Você vai sentir fome, pois, dietas assim, retiram grupos alimentares sem necessidade. Além disso, você irá passar vontade e terá um maior desejo por alimentos calóricos devido à elevação das taxas do hormônio cortisol.



5.DIETA COM UM FIM

Nenhuma dieta que não abrange os hábitos, a cultura, a rotina e as preferências individuais terá sucesso!



6. ESTRESSE

Você ficará mais estressado(a)!



Como sempre digo: Nutrição não é restrição, é adequação!








Postar um comentário

0 Comentários