por Rafael Teles - Nutricionista em formação
"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, né? Rs!
Hoje vamos falar sobre emagrecimento Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo!"
O peso na balança pode ser um dos parâmetros para análise do emagrecimento, mas é, de longe, o menos importante de todos eles.
É muito comum as pessoas entrarem em desespero quando observam o seu peso aumentar muito em um pequeno espaço de tempo. CALMA, não é tão fácil assim ganhar gordura. O seu peso varia muito durante os dias e é super normal, ok?
Então, se você achar que está ganhando somente gordura, você está completamente errado! A verdade é que são inúmeras as variáveis e, dentre elas, destacam-se :
1. ÁGUA
O que pode acontecer é a velha retenção hídrica, ou seja o acúmulo de água debaixo da pele ou dentro do músculo. E é super normal! Essa água pode ser facilmente eliminada no decorrer dos outros dias.
A retenção tem diversas causas, no entanto, ela ocorre, principalmente quando você abusa de bebidas alcoólicas, de alimentos embutidos e industrializados, de fast foods ou quando você faz consumo excessivo de carboidratos
2. MÚSCULO
Peso não é só gordura, ok? Às vezes, você está reclamando, entretanto está ganhando músculo. Por isso, o percentual de gordura é tão importante.
3. COMIDA
Tudo o que você ingere durante o seu dia vai pesando no seu corpo. Logo, a comida ingerida , em processos de digestão, também altera o seu peso.
4. IDA AO BANHEIRO
Aquele velho “churros” também pesa, rsrs!
Dessa maneira, muitas vezes você só precisa ir ao banheiro.
5. CICLO MENSTRUAL
Várias alterações hormonais contribuem para a retenção hídrica, a qual faz com que o peso na balança aumente.
Portanto, é mais paranóia do que peso quando você pensa que o aumento no número da balança é somente gordura!!!
Quando você começar a fazer o básico bem feito e, a partir daí, construir um estilo de vida firme e consolidado, tudo se tornará mais prazeroso e menos sacrificante. Por isso, se esforce para mudar seus hábitos, comendo mais proteína, frutas, legumes, verduras, treinando mais pesado, se movimentando mais, bebendo mais água, dormindo melhor, e, é claro, se importando menos com o peso mostrado na balança.
Muitas vezes, o próprio aspecto visual, ou seja, aquela calça ou vestido que não entram, são parâmetros melhores se comparados com a balança e o peso.
Se você realmente saiu dos trilhos por determinado tempo , RELAXE!!!
Não fique se pesando o tempo todo e nem desista. Basta voltar a sua rotina normalmente.
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários