Será que a microbiota intestinal interfere na perda de gordura?

 por Rafael Teles - Nutricionista em formação








"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).


Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!

Hoje vamos falar tudo sobre a microbiota intestinal. Espero que gostem!

Vamos pra cima. Vem comigo!"









Sua alimentação e estilo de vida, tem uma forte influência em sua saúde, principalmente quando levamos uma vida de sedentarismo.


Hoje um dos maiores problemas mundiais levado em consideração é a obesidade, sendo um desafio multifatorial.

Estudos mostram que, as comunidades de microrganismo habitam em nosso trato gastrointestinal são responsáveis pelo desenvolvimento de certas síndromes metabólicas e ressaltam a importância de mantermos uma microbiota saudável para o controle de diversas patologias além da obesidade.


PORQUE A MICROBIOTA INTESTINAL INTERFERE NA PERDA DE GORDURA?


A microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos que residem nosso intestino, que nos auxiliam no desenvolvimento e equilíbrio de tecidos e órgãos, nos auxiliam nas funções metabólicas, principalmente na obtenção de energia através da alimentação e desenvolvimento do sistema imunológico, porém é constantemente afetada por muitos fatores, como a alimentação, estilo de vida, consumo de remédios e idade.

Uma interrupção do estado de homeostase (equilíbrio) desta microbiota, causando uma disbiose, trazendo prejuízos ao nosso organismo como o desenvolvimento de inúmeras doenças como:


• Problemas gástricos

• Distúrbios neurológicos

• Respiratórios

• Metabólicos

• Doenças hepáticas

• Doenças Cardiovasculares

• Obesidade



CARBOIDRATO INFLUÊNCIA?


Sim. A ligação da obesidade à microbiota está no exemplo do alto consumo de carboidratos, nossa principal fonte de energia, porém nosso organismo tem habilidades limitadas para se degradar e utilizar mono, oligo ou polissacarídeos e alguns microrganismo presentes em nossa microbiota, os sacarolíticos tem um papel fundamental no processo de degradação dos hidratos de carbono que futuramente irão se tornar fontes de energia, ou seja, se obtivermos uma deficiência desses microrganismos, teremos mais dificuldade de transformar os carboidratos consumidos em energia, consequentemente se acumulando como gordura em nosso organismo.

Além de auxiliar no acúmulo de gordura, sua deficiência faz que nós tenhamos uma falha na absorção de outros nutrientes importantes para uma boa manutenção do organismo.


DICAS

Para mantermos uma boa microbiota intestinal, temos alguns pontos importantes:

• Evitar alimentos com alto teor inflamatório (comidas industrializadas)

• Buscar uma alimentação mais balanceada (rica em frutas, verduras, legumes e proteínas de alto valor biológico)

• Boa manutenção no sono

• Praticar atividades físicas

• Caso necessário, suplementações que auxiliam a manter os microrganismos saudáveis (pré e probióticos).


Gostou? Compartilhe!!

Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra? 
Só usar o meu cupom:


Rafateles


Clique aqui e aproveite!

*válido em compras acima de R$100,00












Postar um comentário

0 Comentários