por Rafael Teles - Nutricionista em formação
"Fala,
pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo
nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a
oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca
é demais, në? Rs!
Hoje vamos falar tudo sobre a
vitamina C. Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo!"
A vitamina C também denominada de ácido ascórbico possui um grande poder antioxidante (protegendo as celular contra os radicais livres). Ela também é hidrossolúvel, ou seja, não se armazena no organismo e é necessário o consumo diário.
A deficiência de vitamina C pode causar problemas como:
• Anemia
• Má cicatrização
• Hematomas
• Escorbuto (doença causada pela falta desse micronutriente)
• Cansaço, mal humor
• Depressão e histeria
Esse micronutriente traz alguns benefícios consigo, como: o efeito antioxidante, melhor absorção e armazenamento de ferro, auxilia na formação de vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos e pode auxiliar na imunidade.
É também é utilizada na hidroxilação de vários processos do nosso organismo, inclusive, participa da síntese no colágeno, como mencionei anteriormente, ou seja, a vitamina C em deficiência pode piorar o aspecto da sua pele, ossos, tendões, dentes, cabelo, unhas e ate mesmo da parede dos vasos sanguíneos.
RECOMENDAÇÃO
A recomendação do consumo de vitamina C é de 90mg por dia para homens e 75mg para mulheres, de acordo as DRI’s, o que é facilmente alcançado por meio da alimentação. Veja alguns exemplos a seguir:
• Laranja - 150g
• Acerola - 10g
• Kiwi - 100g
• Goiaba - 40g
• Mamão - 140g
PRECISO SUPLEMENTAR?
Na maioria dos casos, não! Se você consume fontes ricas, não tem necessidade. Contudo, existem pessoas que precisam de uma dosagem maior, como por exemplo os atletas, quando nos referimos em períodos específicos de preparação, em que a recuperação é muito importante.
A quantidade de 90mg preconizada aqui no Brasil pode estar baixa, segundo alguns estudos atuais, portanto, doses um pouco mais elevadas podem ser interessantes para pessoas saudáveis, mas deve-se ter atenção na individualidade, ok?
"Vixe, gripei e agora? Vou na farmácia comprar doses elevadíssimas de vitamina c pra ficar bom(oa)”, isso não vai adiantar de NADA o seu consumo deve ser crônico, como prevenção!
Inclusive, a suplementado em doses maiores podem ser utilizados por curto período de tempo como antioxidante, porém, a médio e longo prazo possuem riscos cálculos renais e efeitos pró-oxidastes.
Se você consumir além da quantidade de 2.000mg, pode ter efeitos maléficos para o organismo, tendo alguns efeitos colaterais, como: náusea, vômitos, insônia e dor de cabeça. Além disso, com quantidades exorbitantes você apenas vai fazer um xixi muito rico em ácido ascórbico, não vai aproveitar e depois de algum tempo pode induzir uma “carência” desse nutriente.
⚠️ Procure sempre um profissional para orientação e não faça o consumo por conta própria.
Gostou? Compartilhe!!
Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra?
Só usar o meu cupom:
Rafateles
Clique aqui e aproveite!
*válido em compras acima de R$100,00
REFERÊNCIAS:
Bendich A, Langseth L. The health effects of vitamin C supplementation: a review. J Am Coll Nutr. 1995 Apr;14(2):124-36.
0 Comentários