por Rafael Teles - Nutricionista em formação
"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!
Hoje vamos falar sobre o pré treino. Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo!"
As vezes você pode estar se preocupando muito com essa refeição e ela pode não ser tão importante como você pensa. Vamos lá entender?
O carboidrato é o nosso principal combustível quando nos referimos a exercícios físicos. O nosso músculo é composto por glicogênio, que é um combustível exclusivo e é construído a partir de uma nutrição adequada. Após o seu treino, cerca de 6-12hrs ele vai sendo reconstituído e esse glicogênio muscular que será importante para o nosso rendimento e performance nos treinos.
Você ja ouviu aquela frase: ˜ o seu pós treino será o seu pré treino do próximo treinamento˜ ? Pois bem, nós precisamos reconstituir esse glicogênio após o exercício. Então, as refeições após o seu treino e o conjunto total de todas elas que irão influenciar no seu rendimento.
Essa refeição 1-2hrs que você realiza antes do treinamento pode ter pouco ou quase nenhuma influencia no se desempenho. Porém, temos algumas ressalvas, como:
• GRANDES PERÍODOS SEM SE ALIMENTAR
• TREINOS LONGOS E INTENSOS (até um intra treino pode ser interessante)
• DIETAS RESTRITIVAS, COM BAIXA QUANTIDADE DE CALORIAS E CARBOIDRATOS (estoques de glicógeno bem depredados)
• IMUNIDADE (estudos comprovam que quando é realizado uma refeição antes do treino a sua imunidade tende a cair menos, visto que o exercício promove essa queda).
• MAIS DE 1 TREINO NO DIA (pode ser interessante porque se você fizer uma refeição anterior a esse treino, o seu organismo irá utilizar mais a glicose exógena do que a endógena, aquela que é muscular. Com isso, você não abaixa muitos os estoques e pode utilizar para o outro exercício.)
Nesse pontos citados, essa refeição pode ter um papel mais fundamental.
Então, antes de você ficar se preocupando com o pré treino, preocupe-se em alcançar os seus objetivos diários e com o contexto geral da sua alimentação, em relação à calorias marco e micronutrientes.
CONSIDERAÇÕES PARA O PRÉ TREINO
• Opte por alimentos ricos em carboidratos e proteínas de fácil digestão.
• Treino em jejum não ira prejudicar o seu rendimento, desde que você reponha esses estoques de glicogênio anteriormente.
• Faça o básico que da certo.
• O conjunto final das suas refeições será mais importante.
• Opte por alimentos que trazem conforto intestinal. Evite fibras se você não se sentir bem.
OBS
Lembrando que estamos falando de rendimento e perfomance. Existem algumas estratégias em que o individuo treina com baixos estoques de glicogênio muscular e obtém benéficos, como adaptações metabólicas, biogênese mitocondrial, maior oxidação de gordura, etc.
Procure um nutricionista.
⚠️ Procure sempre um profissional para orientação.
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários