"
Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!
Hoje vamos falar a respeito de algumas dicas para você melhorar a relação com a prisão de ventre (constipação, intestino preso…) Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo! "
Prisão de ventre é um problema que inúmeras pessoas relatam. Também chamado de intestino preso ou constipação, é uma condição em que o indivíduo não consegue evacuar de forma pontual ou é sintoma de uma outra doença em que esteja se instalando no TGI (trato gastrointestinal).
É um problema que coisa muito incômodo e que deixa o indivíduo mais estressado, ansioso, com dores, além de aumentar o risco, pro exemplo, de hemorroida.
Além disso, é muito preocupante em alguns casos pois as fezes que são ricas em toxinas se acumulam e consequentemente entram mais em contato com o nosso canal e aumentam o risco de câncer de cólon.
Pode ter relação com a alimentação, sedentarismo, estresse, ansiedade, gravidez, uso prolongado de laxantes, algumas doenças musculares em que perdemos a mobilidade do transito intestinal, etc.
Em alguns casos, essa prisão de ventre é ocasionada por alguns maus hábitos, que se é possível mudar. Separei algumas dicas para vocês acabarem com essa situação:
1. ÁGUA E FIBRAS
Beba a quantidade correta de água (35ml x peso corporal em kg).
O consumo de água gelada em jejum pode ser uma boa para estimular.
Consuma fibras! É recomendado o consumo de 25-30g por dia, em indivíduos que não sofrem com alguma patologia em especifico.
Ex: vegetais e frutas com casca, aveia, pipoca, grão-de-bico, lentilha, alimentos integrais, couve, brócolis, etc.
Em alguns casos especiais existem módulos de suplementos de fibras, mas o interessante é sempre tentar atingir com a alimentação.
Ambas irão ajudam a normalizar função intestinal, na formação do bolo fecal, passagem das fezes pelo intestino, etc.
ATENCÃO: A água e a fibra devem sempre "andar juntas". Não adianta você comer fibra e não consumir água, ou vice e versa.
2. ATIVIDADE FÍSICA
Faça atividade física, isso estimula o nosso trânsito intestinal.
3. ATENDA O SEU CORPO
Sentiu vontade? Vá!!!
Quando prendemos, podemos ter constipação. Além disso, faz com que as fezes fiquem mais tempo em contato com o canal do reto, fazendo com que fiquem ainda mais ressecadas, pois absorvemos a água.
4. ACOSTUME O SEU CORPO A TER UM "RELÓGIO"
Tente defecar todos os dias nos mesmos horários. Não tem vontade no momento? Fique ali sentado uns 10-15 minutos em jejum ou após refeições para ir aos poucos estimulando.
5. MASTIGAÇÃO
Mastigue lentamente!! Isso irá ajudar na digestão e por consequência na eliminação.
6. PROBIÓTICOS
Consuma probióticos!!
São bactérias “boas" que regulam a nossa microbiota intestinal.
Você pode encontrar no iogurte, kefir, kombucha, leite fermentado, picles, levedura natural, etc.
Você também pode fazer a suplementação!
DICA EXTRA!
A ameixa pode auxiliar bastante também pois contem uma substância chamada de sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.
Coloque a ameixa dentro da água, deixe por alguns dias e faça o consumo do líquido!
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários