"
Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!
Hoje vamos falar sobre a dieta Low carb. Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo! "
Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro conceito da dieta Low carb. Muitas pesam que é zerar carboidratos, só consumir salada e legumes, diminuir carboidratos de rápida absorção (índice glicêmico alto), compensar nas proteínas e gorduras, mas na verdade não é isso.
Low carb nada mais é do que a tradução ao “pé da letra”, quantidades reduzidas de carboidrato em relação as recomendações preconizadas para uma manutenção da saúde em indivíduos sadios.
Algumas recomendações indicam, que o carboidrato deve ficar entre 45-65% do valor total de calorias diária. Então, por exemplo, se você estiver consumindo 40-35% já seria considerado Low carb, mesmo ainda contendo uma quantidade significativa de carboidratos. Não precisa zerar ou abaixar muito.
Existem algumas outras estratégias por trás, como por exemplo o CARB CYCLING (ciclo de carboidratos), que varia entre dias de carbo alto e dias de carbo baixo, propiciando algumas alterações metabólicas e adaptativas. Porém, tudo deve ser analisado pelo seu nutricionista, ok?
A Low carb pode ser uma estratégia bastante interessante quando nos referimos a perda de peso, sendo ela adotada de forma pontual e com quantidades adequadas.
EXISTEM 3 DIFERENTES CATEGORIAS PARA ESSA ESTRATÉGIA
• Moderate carb
Entre 26-44% das calorias totais diárias consumidas devem vir do carboidrato.
• Low carb
Seu consumo de carboidrato deve ser menor que 130g por dia ou menor que 26% das suas calorias diárias.
• Very Low carb
O seu consumo de carboidratos deve ficar entre 20-50g por dia. Neste caso, já entraríamos em uma outra estratégia que é a dieta cetogênica, em que o objetivo é ingerir menos carboidratos e mais gorduras.
*DEPENDENDO DA FONTE NA LITERATURA, ESSAS REFERÊNCIAS E RECOMENDACOES PODEM MUDAR
FUNCIONA PARA O EMAGRECIMENTO?
Sim, desde que você esteja em déficit calórico, pois isso será o mais importante!
E PARA RENDIMENTO ESPORTIVO?
Quando visamos a perfomance e rendimento no esporte, temos que ter um cuidado e uma atenção maior em relação a essa estratégia, pois o carboidrato vai ser de extrema importância para a obtenção e utilização de energia nos treinos, além da recuperação muscular.
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários