por Rafael Teles - Nutricionista em formação
"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!
Hoje vamos falar sobre o ômega 3 Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo!"
O ômega 3 é um suplemento extremamente importante para alguns casos e muito utilizado na pratica clinica e até mesmo esportiva.
Hoje nós vamos falar um pouco sobre prescrição, recomendação, quantidade ideal e qual ômega 3 deve-se utilizar a depender da situação.
Então, o famoso ômega 3 é um acido graxo, uma gordura poli-insaturada que tem dupla ligação no carbono 3. Vai exercer diversas funções no nosso organismo, como:
• Divisão celular
• Estabilização da membrana celular
• Participa do processo de coagulação sanguínea
• Tecido muscular
• Auxilia na visão e memoria
• Antiinflamatorio
Etc.
ÔMEGA 3 VEGETAL TEM O MESMO EFEITO DO ANIMAL?
Não, possuem funções diferentes! Vamos entender?
Temos três tipos de ácidos que são extremamente importantes quando falamos de ômega 3. Os dois primeiros são o EPA (Ácido eicosapentaenoico) e DHA (Ácido docosa-hexaenoico).
EPA (Ácido eicosapentaenoico)
É um acido de 20 carbonos que tem sua função predominante na resposta inflamatória e consegue fazer a incorporação na membrana celular.
*Temos um outro tipo de ômega que é o 6 (Ácido araquidônico) que também consegue fazer a incorporação na membrana.
Como a nossa alimentação é desequilibrada em relação ao ômega 3 e o ômega 6, consumimos muito mais o 6, o nosso organismo vai tender a ficar mais inflamado.
A inflamação é um processo natural e essencial para o nosso organismo e sobrevivência, porém, de maneira intensa e exarcebada trazem malefícios.
Então, o EPA vai exercer justamente essa função na resposta inflamatória, incorporando na membrana celular , abaixando os níveis de ômega 6 e aumentando um pouco os de ômega 3, para tentar equilibrar essa proporção.
Portanto, influência diretamente nas doenças de caráter inflamatório (diabetes, hipertensão, etc).
DHA (Ácido docosa-hexaenoico)
É um ácido de 22 carbonos que também consegue fazer a incorporação na membrana celular, contudo, não terá função na resposta inflamatória, influenciando mais nas doenças psicológicas, neurológicas, relacionadas ao sistema nervoso (Parkinson, alzheimer, depressão, ansiedade, etc).
Como esse ácido adentra e incorpora na membrana, faz com que pela competitividade abaixe os níveis de ômega 6, atuando de forma indireta na resposta inflamatória.
ALA (Ácido alfa-linolênico)
Esse terceiro ácido possui 18 carbonos e é de origem vegetal. Um ponto importante é que ele não consegue fazer a incorporação na membrana celular, diferentemente dos outros citados.
Vai exercer uma função importante na resposta do colesterol, triglicerídeos, a questão da dislipidemia mas não tem função nas doenças inflamatórias e crônicas.
Faz a conversão para EPA E DHA, porém mínima e não vai ser significativo.
Você pode encontrar na semente de chia, semente de linhaça, nozes, etc.
COMO ESCOLHER O MELHOR?
Qualquer farmácia atualmente possui o ômega 3 para venda e qualquer pessoa pode fazer a compra e o uso. Muitos desses indivíduos fazem o uso por conta própria e não sabe as quantidades ideais e adequadas para cada caso.
Ex: indivíduo faz a compra e o uso do ômega 3 vegetal, buscando melhoras nas repostas inflamatórias, visão, memória, depressão, etc.
O que acontece muito também são promoções, como por exemplo:
Ex: 500 capsulas por 50 reais
Sabemos que esse tipo de cápsula com um valor baixo é proporcional as concentrações dos ácidos e provavelmente não irá adiantar de nada… a não ser que a pessoa faça o uso de 20, 30 capsulas por dia, ou até mais, que não é interessante.
SE ATENTAR AOS RÓTULOS
RECOMENDAÇÃO
A recomendação gira em torno de 500mg/dia de EPA e DHA em um combate primário, para indivíduos saudáveis.
A depender do caso e da situação, pode chegar a 1g, 2g/dia
O consumo deve ser continuo e diário, ficar bem atento(a) as concentrações, porque o barato pode sair caro, rs!
⚠️ PROCURE SEMPRE UM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL DE UM NUTRICIONISTA E/OU MÉDICO PARA QUE SEJA FEITA UMA PRESCRIÇÃO ADEQUADA, ATENDENDO AS SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS.
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários