por Rafael Teles - Nutricionista em formação
"Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!
Hoje vamos descobri de fato como é possível emagrecer gastando pouco. Espero que gostem!
Vamos pra cima. Vem comigo!"
Algumas pessoas acreditam que para conseguir alcançar resultados expressivos no processo de emagrecimento é preciso gastar “rios de dinheiro”.
As vezes eu ouço essas pessoas dizerem que não fazem dieta porque é muito caro ou que não conseguem emagrecer porque não tem condições de fazer acompanhamento profissional (consulta particular com nutricionista / médico).
E ai vem a pergunta… é possível emagrecer com qualidade gastando pouco?
Eu digo com toda certeza que SIM! O importante é você ter sabedoria ao fazer as escolhas corretas. Vou te explicar...
A indústria fitness hoje é muito forte e o marketing por trás dela é muito pesado. Por isso, não deixe se levar por ele!
Essa questão de dinheiro é bem delicada, até porque o caro para uns, pode ser barato para outros, não é mesmo? Existem situações em que o indivíduo se alimenta apenas para sobreviver e nesse caso, fazer dieta é inviável. Mas se você tem alguma condição e está disposto a seguir um plano alimentar, existe um segredo para gastar pouco, que é:
FOQUE NOS ALIMENTOS e não nos suplementos, manipulados ou produtos "fit" industrializados... isso vem em segundo plano!
Não estou falando para deixar de comer seu bombom ou docinho fit, seu whey e outros suplementos, até porque, em muitas situações, esses produtos se encaixam muito bem e ajudam demais, mas o que você deve fazer é ajustar as proporções desses complementos e fazer da base dietética aqueles alimentos “de verdade”.
Acredite em mim, o básico funciona!
Existem também aqueles alimentos mega hiper super elaborados, com ingredientes especiais, zero aquilo, baixo nisso, com os quais devemos ter o máximo de atenção, principalmente na hora de ler os rótulos.
Lembre-se, não é porque você está gastando mais, que será melhor e mais eficaz.
Valorize, invista e comece pele básico... esse é o caminho!
Além disso, separei aqui algumas dicas simples e de fácil acesso que podem te ajudar 👇🏼
1. Escolha alimentos em relação a safra do mês
Esses alimentos com certeza saíram mais em conta e você ira conseguir aproveitar os nutrientes necessários sem gastar muito. Além disso, são mais saborosos e com menor teor de agrotóxicos.
2. Vá as feiras
Com absoluta certeza os alimentos na feira são mais baratos do que no supermercado, por exemplo! Vá especialmente no fim delas, pois os preços costumam baixar bastante.
3. Fique atento(a) as promoções que acontecem no mercado ou em algum ambiente comercial do seu agrado
Além disso, não faça compras com fome, pois você vai acabar comprando coisas desnecessárias e gastando mais.
4. Como eu já disse: Aposte em alimentos “in natura” / “comida de verdade”.
Lembre-se: Não é porque um produto é isento de glúten / lactose que ele será saudável e não te fará engordar!
5. Beba bastante água
A agua será uma das prioridades quando não queremos gastar muito. Além de ser essencial para varias funções vitais do nosso organismo, ajudar na destoxificação corporal, é barato e vai promover saciedade. Muitas vezes sua “fome” pode ser apenas sede. Avalie quantos copos de água você bebe ao dia!
6. Se organize e planeje suas refeições
Compre apenas o necessário e para isso, faça uma lista de compras.
Prepare e realize suas refeições em casa e evite comer fora (se sua rotina for corrida, reserve um momento do seu fim de semana para adiantar tudo).
Além de ser mais saudável vai sair muito mais em conta no fim do mês!!
Gostou? Compartilhe!!
0 Comentários