Posso fazer um dia do ''lixo''?



por Rafael Teles - Nutricionista em formação








Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!

Hoje vamos falar sobre uma questão que muitos tem duvida. Posso fazer um dia do lixo? Espero que gostem!



Vamos pra cima. Vem comigo!



NÃO!!! Pensando em resultados, você não deve fazer um dia do "lixo", mas pode muito bem encaixar uma REFEIÇÃO LIVRE.

Temos que lembrar que não é o dia e sim uma refeição, ok?

Eu nem gosto desse termo, pois comida não é lixo, mas enfim… essa estratégia pode ser boa ou ruim dependendo da sua situação.



⚠️ Em primeiro lugar, se o seu plano alimentar não conter alimentos que você gosta e tiver te trazendo sofrimento, desconfie, porque algo está errado.

Porém, realmente alguns alimentos não conseguimos encaixar de maneira frequente na dieta.



Essa refeição do “lixo”, menos saudável, pode ser interessante como uma exceção e de maneira equilibrada. Pode até promover algumas alterações metabólicas desejadas dependendo do caso.



O QUE INGERIR NESSA REFEIÇÃO?



Ai vai do seu gosto... qual o alimento que você mais gosta de comer? Que te traz paz, prazer e força/motivação para continuar firme no plano?

Acredito que a melhor opção são as refeições que possuem uma composição de nutrientes mais completa, como por exemplo um hambúrguer, que vai contém uma quantidade de carboidrato e gordura mais acentuada, porém uma quantia de proteína considerável, além de outros nutrientes.

Temos que ter em mente que tudo deve ser calculado, dosado e bem administrado.


ATENÇÃO!!

É necessário ter uma atenção especial em alguns casos, pois pode propiciar um descontrole, trazer uma compulsão alimentar e/ou um abandono do plano/resultados limitados.


Então, nesse segundo caso seria interessante primeiro uma mudança realmente dos hábitos, uma adaptação alimentar, para que depois da refeição você consiga voltar a programação normal sem muito sacrifício. Que você se sinta bem, realizada(o) e satisfeita(o), sem aquela sensação de que não foi o suficiente.


É fundamental se auto avaliar, criticar e perceber se você já tem o auto controle e domina a situação. Em estados de ansiedade, estresse e alterações hormonais fica um pouco mais difícil e é necessário muito foco e determinação.


Isso vai muito do cuidado e estado de tranquilidade que a sua saúde mental se encontra. Quando você tiver esse equilíbrio, verá que após uma refeição considerada do lixo, ou uma situação atípica você voltará automaticamente para o plano alimentar, com a consciência tranquila e com a energia renovada.



Deixa nos comentários qual o alimento que você consome na sua refeição livre 👇🏼



Gostou? Compartilhe!!

Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra? 
Só usar o meu cupom:


Rafateles


Clique aqui e aproveite!

*válido em compras acima de R$100,00

 

Postar um comentário

0 Comentários