por Rafael Teles - Nutricionista em formação
Fala, pessoal! Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Rafael Teles e eu estudo nutrição na UFBA (Universidade Federal da Bahia).Estou extremamente feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de conhecimento com vocês… nunca é demais, në? Rs!Hoje vamos falar de uma maneira bem resumida e fácil de entender sobre o estresse e seus efeitos negativos na saúde e resultados na melhora da composição corporal. Espero que gostem!Vamos pra cima. Vem comigo!
No mundo contemporâneo o estresse faz parte das nossas vidas, isso é inegável.
Trabalho, estudos, relacionamentos e até estímulos externos como telefone celular, televisão, computador fazem com que a cobrança seja muito maior e por consequência levando a maiores episódios de estresse.
Isso faz muito mal para a nossa saúde como um todo, além de prejudicar nos processos de perda de peso e melhora da composição corporal.
Vamos entender?
Quando o indivíduo vive estressado, o seu cortisol (hormônio da glândula suprarrenal) está sempre elevado, pois altera o nosso eixo hipotálamo hipnose adrenal.
Então, o cortisol é ruim? Não. Calma!
O cortisol em equilíbrio é importante para nossa saúde. É um hormônio anti-inflamatório e vital para nossa vida, sem ele você morre!
O problema de tudo é o excesso dele.
É prejudicial e faz você catabolizar (perder) músculo e anabolizar (ganhar) gordura, além de outros problemas.
Esse hormônio tão importante, que é o cortisol, deve estar alto quando acordamos e deve ao longo do dia ir abaixando, até chegar a níveis bem menores a noite.
O problema é quando o estresse é contínuo, o cortisol fica elevado o tempo inteiro, e isso acarreta a longo prazo uma irritabilidade a todo instante, falta de paciência, um sono não reparador (acordar pela manhã cansado) por não não atingir o sono profundo (sabemos que o sono é importantíssimo para tudo), e uma vontade maior de comer alimentos hipercalórico, os chamados comfort foods (que trazem conforto).
Então, você começa a comer mais, pois como já disse, esse cortisol elevado aumenta o apetite e a vontade de comer.
Com todos esses pontos citados, com certeza isso irá afetar o seu desempenho e resultados.
E POR QUE O CORTISOL AUMENTA ESSA FOME E VONTADE DE ALIMENTOS MAIS CALÓRICOS?
O excesso desse hormônio aumenta a produção das endocanabinoides que são substâncias produzidas pelo corpo que agem no mesmo receptor da maconha.
Isso mesmo, rs... você já deve ter ouvido falar que os usuários de maconha sentem mais fome, não é?
Com isso, o seu corpo também necessita de uma quantidade maior de glicose, fazendo com que o pâncreas tenha que produzir mais insulina, levando a um maior acúmulo de gordura, e a longo prazo uma possível diabetes.
Além disso, tem efeitos na diminuição da testosterona em alguns casos (principalmente em mulheres) e pode prejudicar a função da sua tireoide, podendo levar a um hipotireoidismo.
E AGORA? O QUE FAÇO PARA NÃO ME ESTRESSAR?
Bom… o estresse é inevitável, ok? Você vai acabar se estressando um pouco uma hora ou outra. Porem, temos que tentar diminuir ao máximo estes episódios.
Pensando nisso, trouxe aqui algumas dicas:
1. Pratique esportes.
2. Faça pequenas pausas no seu dia, se possível.
3. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer.
4. Durma bem.
5. Beba muita água.
6. Tenha uma alimentação balanceada.
7. Organize o seu tempo.
8. Evite conflitos.
9. Seja positivo mesmo diante de situações que parecem muito complexas.
10. Ouvir música e ler um bom livro .
11. Seja grato e aprenda a perdoar.
E ai, quem quer viver uma vida mais plena, cheia de saúde e alcançar resultados extraordinários?
Você quer? Então… fuja do estresse!!
Vamos pra cima sempre!
Gostou? Compartilhe!!
Tá precisando de alguma suplementação? Não esqueça de acessar nosso Site e conferir toda nossa linha de suplementos! E que tal 15%* de desconto na sua compra?
Só usar o meu cupom:
Rafateles
Clique aqui e aproveite!
*válido em compras acima de R$100,00
0 Comentários