Melatonina para dormir: o que vocĂȘ deve saber

Os suplementos de melatonina podem ajudar com uma ampla gama de problemas do sono, incluindo insĂŽnia, distĂșrbios do sono por turnos de trabalho e problemas de sono em crianças.



Neste artigo, saiba mais sobre a melatonina para dormir, incluindo seus efeitos colaterais, a dosagem certa e como ela funciona.

O que Ă© melatonina?


A melatonina Ă© um hormĂŽnio que diz ao corpo que Ă© hora de dormir. Em pessoas que nĂŁo tĂȘm problemas para dormir, o corpo segue um relĂłgio interno de aproximadamente 24 horas chamado ritmo circadiano.

Mudanças na luz e temperatura ajudam a dizer ao corpo quando se sentir cansado. O cĂ©rebro libera melatonina quando estĂĄ escuro, sugerindo que a melatonina ajuda a regular a sonolĂȘncia nessas condiçÔes.

A exposição à luz pode bloquear a produção de melatonina, e é por isso que é importante dormir em um quarto escuro.

Um estudo de 2015 examinou o peixe-zebra com uma rara mutação que os impediu de produzir melatonina. Esses peixes dormiam muito pouco, mesmo quando os pesquisadores asseguravam que tinham exposição adequada à escuridão.

Esses achados sugerem que o corpo depende da melatonina, e não apenas de mudanças na luz, para ajudå-lo a dormir.

Como funciona?


Os suplementos de melatonina podem melhorar o sono, aumentando os nĂ­veis de melatonina em pessoas cujos corpos nĂŁo produzem o suficiente desse hormĂŽnio.

Esses suplementos também podem melhorar o sono em pessoas que produzem melatonina suficiente, mas ainda lutam para dormir por outros motivos.

A melatonina muda a forma como o corpo responde Ă  escuridĂŁo, ajudando-o a entrar em um ritmo de sonolĂȘncia noturna.

A exposição à luz à noite - incluindo a luz das telas do computador e da televisão - pode suprimir a produção natural de melatonina do corpo e interromper o sono.

Da mesma forma, as pessoas que dormem durante o dia porque trabalham Ă  noite podem nĂŁo produzir melatonina na hora de dormir. Os suplementos de melatonina podem ajudar a neutralizar esse efeito.

Pesquisas consistentemente mostram que a melatonina pode ajudar as pessoas a dormir mais e adormecer mais rapidamente.

Uma meta-anålise de 2013 que incluiu 1.683 participantes do estudo descobriu que a melatonina diminuiu o tempo que os participantes levaram para adormecer em comparação com um placebo. Também aumentou a duração do sono.

Outra pesquisa sugeriu que a melatonina pode melhorar o sono em pessoas com:


  • Fuso horĂĄrio
  • turno trabalho distĂșrbio do sono
  • atraso na fase do sono
  • distĂșrbios do sono relacionados Ă  cegueira
  • problemas de sono devido Ă  baixa melatonina em pessoas com esclerose mĂșltipla (EM)
  • dificuldades em dormir em crianças com dermatite atĂłpica


Dosagem


A dosagem ideal para a melatonina varia de pessoa para pessoa. VĂĄrios fatores, como peso corporal, metabolismo e saĂșde geral, tambĂ©m podem influenciar a maneira como o corpo responde Ă  melatonina.

A National Sleep Foundation recomenda uma dose entre 0,2 miligramas (mg) e 5 mg para adultos por dia, o que Ă© melhor tomar 1 hora antes de dormir.

As pessoas podem tentar começar com uma dose baixa e procurar efeitos colaterais adversos. Eles podem aumentar gradualmente a dose atĂ© que o sono melhore, se necessĂĄrio. É importante nĂŁo tomar mais de 5 mg, a menos que um mĂ©dico recomende uma dose mais alta.

Efeitos colaterais


Um dos efeitos colaterais mais comuns da melatonina Ă© a sonolĂȘncia. Algumas pessoas podem perceber que se sentem sonolentas ou grogue na manhĂŁ seguinte Ă  ingestĂŁo de melatonina.

Tomar melatonina no inĂ­cio da noite ou reduzir a dose pode ajudar a pessoa a acordar se sentindo revigorada.

Outros possĂ­veis efeitos colaterais incluem:


  • dores de cabeça
  • tontura
  • nĂĄusea
  • Em algumas pessoas com demĂȘncia, a melatonina pode desencadear um mau humor.


Embora a melatonina seja um produto quĂ­mico natural, Ă© importante tratĂĄ-la da mesma forma que qualquer outro medicamento. É possĂ­vel que a melatonina interaja de forma prejudicial com outras drogas, reduzindo sua eficĂĄcia, desencadeando efeitos colaterais negativos ou alterando a maneira como o corpo metaboliza a droga. As pessoas que tomam outros medicamentos devem conversar com um mĂ©dico antes de tentar a melatonina.

Como com qualquer medicamento, é possível uma reação alérgica. Pessoas com histórico de reaçÔes alérgicas a suplementos devem evitar a melatonina.

Qualquer pessoa que notar sinais de uma reação alérgica, como prurido ou urticåria, deve entrar em contato com um médico. Se uma pessoa tiver dificuldade em respirar ou sentir que estå sufocando, deve ir ao pronto-socorro ou ligar para o 911.

Riscos

Dados muito limitados sugerem que a melatonina pode aumentar o risco de convulsÔes, mas outros estudos descobriram que ela pode realmente diminuir esse risco.

Pessoas com distĂșrbios convulsivos ou histĂłrico familiar de convulsĂ”es devem consultar um mĂ©dico antes de tentar a melatonina.

Algumas pesquisas envolvendo crianças também sugerem que a melatonina pode alterar a função do eixo hipotålamo-hipófise-gonadal. Por sua vez, isso pode mudar a maneira como o corpo produz ou metaboliza hormÎnios, afetando potencialmente o crescimento da criança. No entanto, esta pesquisa é inconclusiva.

Onde comprar

VocĂȘ encontra Melatonina em nossa loja virtual! Clique abaixo para adquirir agora mesmo.






Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios